quinta-feira, 24 de abril de 2014

Saiba como cuidar do sistema de refrigeração do motor do seu carro

Saiba como cuidar do sistema de refrigeração do motor do seu carro
Falta de manutenção pode provocar a fusão do motor.
Especialista explica como funciona o sistema de arrefecimento.


Muitos motoristas já ouviram falar, já viram, ou foram vítimas mesmo, de um carro que o motor ferveu. Ou seja, de um automóvel cuja temperatura do motor excedeu-se e parou de funcionar. O sistema encarregado de fazer a refrigeração do motor chama-se arrefecimento. Poucos se dão ao trabalho de zelar para que esse mecanismo funcione corretamente e não o deixe na mão. Na prática a maior parte dos motoristas só pede para que o frentista do posto cheque o nível da água. Pois saiba que isso não basta. 

Ampliar Foto
Antes vamos entender o sistema de arrefecimento. Alguns motores, como o do Fusca, por exemplo, são refrigerados a ar, ou seja, não possuem circulação de água internamente. Esse sistema retira o calor do motor diretamente para o ambiente. O método de funcionamento e fazer o ar quente passar por algumas aletas encarregadas de refrigerá-lo. Ele entra quente e sai esfriado. O ar pode ser conduzido ao motor por efeito dinâmico ou forçado por um ventilador ou mesmo turbina. 

Já a maioria dos motores é refrigerada a

Ampliar Foto
água e possuem um sistema de circulação interna, em que a água percorre os dutos do motor fazendo trocas de calor. A água passa pelo bloco do motor e refrigera a parte metálica que se encontra com temperatura elevada. Assim o líquido esquenta e vai para o radiador e então a temperatura da água baixa, logo ela volta ao sistema para trocar calor novamente com o bloco do motor. Esse sistema faz com que o motor mantenha uma temperatura estabilizada.


Para se ter uma idéia das temperaturas internas do motor observe a tabela abaixo:

Etapa
Temperatura
- Passagem da mistura de ar/combustível pelo coletor de admissão
120ºC
- Compressão da mistura dentro do cilindro
300ºC a 600ºC
- Combustão da mistura
2.000ºC a 3.000ºC
- Saída dos gases resultantes pelo coletor de escapamento
1.300ºC a 1.600ºC



Nenhum comentário:

Postar um comentário