Saiba como cuidar do
sistema de refrigeração do motor do seu carro
Falta de manutenção pode provocar a fusão do motor.
Especialista explica como funciona o sistema de arrefecimento.
Especialista explica como funciona o sistema de arrefecimento.
Muitos
motoristas já ouviram falar, já viram, ou foram vítimas mesmo, de um carro que
o motor ferveu. Ou seja, de um automóvel cuja temperatura do motor excedeu-se e
parou de funcionar. O sistema encarregado de fazer a refrigeração do motor
chama-se arrefecimento. Poucos se dão ao trabalho de zelar para que esse
mecanismo funcione corretamente e não o deixe na mão. Na prática a maior parte
dos motoristas só pede para que o frentista do posto cheque o nível da água.
Pois saiba que isso não basta.
Antes vamos entender o sistema de arrefecimento. Alguns motores,
como o do Fusca, por exemplo, são refrigerados a ar, ou seja, não possuem
circulação de água internamente. Esse sistema retira o calor do motor
diretamente para o ambiente. O método de funcionamento e fazer o ar quente
passar por algumas aletas encarregadas de refrigerá-lo. Ele entra quente e sai
esfriado. O ar pode ser conduzido ao motor por efeito dinâmico ou forçado por
um ventilador ou mesmo turbina.
Já a maioria dos motores é refrigerada a
Já a maioria dos motores é refrigerada a
água e possuem um sistema de circulação interna, em que a água
percorre os dutos do motor fazendo trocas de calor. A água passa pelo bloco do
motor e refrigera a parte metálica que se encontra com temperatura elevada.
Assim o líquido esquenta e vai para o radiador e então a temperatura da água
baixa, logo ela volta ao sistema para trocar calor novamente com o bloco do
motor. Esse sistema faz com que o motor mantenha uma temperatura estabilizada.
Para se ter uma idéia das temperaturas internas do motor observe
a tabela abaixo:
Etapa
|
Temperatura
|
- Passagem da mistura de ar/combustível pelo
coletor de admissão
|
120ºC
|
- Compressão da mistura dentro do cilindro
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300ºC a 600ºC
|
- Combustão da mistura
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2.000ºC a 3.000ºC
|
- Saída dos gases resultantes pelo coletor de
escapamento
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1.300ºC a 1.600ºC
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