Você sabia que
é diferente frear com freios ABS?
Instrutor de pilotagem explica que trepidação do pedal é normal e que
motorista deve continuar pisando até a parada do veículo
Até 2014, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica
com freios ABS - sigla em inglês para Anti-lock Braking System, ou sistema de
freios antitravamento. O item de segurança funciona a partir de sensores que
monitoram a velocidade das rodas, identificando quando alguma delas está
prestes a travar e aliviando a pressão para evitar o bloqueio.
O controle eletrônico
permite que o condutor mantenha o controle do veículo, ou seja, habilita o
motorista a desviar do obstáculo. Sem o ABS, em uma freada busca, as rodas não
obedecem e não é possível evitar a colisão. Em pesquisa realizada pelo Centro
de Estudos Automotivos (Cesvi), em 2007, mostrou que, com freio comum, a 70
quilômetros por hora, apenas 21% dos motoristas consegue desviar de um obstáculo,
enquanto com o ABS o percentual sobe 81%. Além disso, o sistema antibloqueio
faz com que o tempo de parada do carro seja menor.
Como frear com o ABS
Apesar das vantagens do freio ABS, especialistas reclamam que os motoristas não são informados sobre as diferenças de guiar um carro com sistema antitravamento. E você, saberia como agir? Christian Finkelstein, instrutor de pilotagem e proprietário do kartódromo SpeedKart, em Porto Alegre, dá as dicas de como proceder.
Apesar das vantagens do freio ABS, especialistas reclamam que os motoristas não são informados sobre as diferenças de guiar um carro com sistema antitravamento. E você, saberia como agir? Christian Finkelstein, instrutor de pilotagem e proprietário do kartódromo SpeedKart, em Porto Alegre, dá as dicas de como proceder.
A principal diferença é que, com ABS, o pedal do freio deve ser
pisado até o fim, e é preciso mantê-lo acionado durante todo o percurso da
frenagem. A maioria das pessoas tende a "aliviar o pé" no meio do
caminho, pois imagina que as rodas vão travar - o que aconteceria com freios
comuns -, mas esse risco não existe no ABS. Com o pedal pressionado, o sistema
age plenamente e evita o bloqueio das rodas, garantindo a dirigibilidade do
veículo.
Outro detalhe importante,
relacionado ao primeiro, é a trepidação no pedal. Os condutores, por falta de
informação, costumam tirar o pé do freio quando o pedal começa a tremer. Mas a
trepidação é normal, pois é causada pela alteração de pressão nas rodas - justamente
o que impede o travamento delas. A instrução, pois, é manter o pé até o fim,
sem medo de bloquear as rodas e sem medo da trepidação.
Vale lembrar, ainda, que por causa da estabilidade garantida pelo
ABS, é possível manter o pé no freio enquanto se faz curvas. Isso, no entanto,
na exime o motorista de fazer conversões em velocidades compatíveis e dentro do
indicado pela sinalização no local.
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