Escolher uma oficina mecânica pode ser uma dor de cabeça. Para evitar
problemas, reunir informações prévias é a principal dica dos serviços de defesa
do direito do consumidor. As fontes dessa informação variam, mas em todos os
casos exigem uma pesquisa feita com atenção..
A pesquisa na base de dados do
Procon local é outra dica. Por telefone, o consumidor verifica se há
reclamações contra a oficina. Sites independentes na internet, como o Reclame
Aqui, também servem de fonte de informação.
O
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) sugere, quando há tempo,
visitar mais de uma mecânica, para comparar as avaliações do problema e os
valores do serviço. A longo prazo, ter mais de uma empresa de confiança também
é uma boa ideia.
GARANTIA DE FÁBRICA EXIGE VISITA A AUTORIZADA
A
coordenadora institucional da associação de consumidores Proteste, Maria Inês
Dolci, lembra que, se o veículo ainda estiver na garantia, a oficina escolhida
deve estar entre as autorizadas da montadora. Mesmo que o prazo já tenha
passado, encontrar indicações de empresas nos sites das fabricantes é uma
sugestão para facilitar a busca.
"É
importante visitar o local também, ver as instalações e conversar com os
profissionais, para tentar avaliar sua qualificação",
complementa.
Quem tem
seguro tem a facilidade de chamar o guincho e usar um dos estabelecimentos
incluídos na apólice. Nesse caso, esclarece Maria Inês, a seguradora fica
responsável por possíveis problemas em decorrência do serviço prestado pela
oficina conveniada.
ORÇAMENTO
-Indica o problema identificado e a solução, peças a serem
trocadas e riscos se não houver conserto. Também tempo para conclusão do
serviço, caso contratado.
-Deve-se questionar se o orçamento é gratuito e em quanto tempo fica pronto.
-Quando possível, deve-se comparar orçamentos e ver se problemas identificados
coincidem.
-As peças devem ser novas. O uso de recondicionadas deve ser indicado e
autorizado antes.
ORDEM
DE SERVIÇO
-Descreve as peças trocadas e os serviços efetuados.
-Na contratação do serviço, cliente deve exigir documento com detalhes do
carro, incluindo quilometragem, marca, modelo e chassis, além de valores de
cada peça e da mão de obra orçados.
NOTA
FISCAL
-Deve acompanhar a ordem de serviço, após a execução do conserto,
para certificar as peças novas. Caso haja problemas, é o documento que vale
como garantia.
PROBLEMAS
POSTERIORES
-Se houver necessidade de trocas de peças e/ou de serviços que não
estavam no orçamento, é preciso consultar o cliente antes.
-Sem consulta, o cliente não precisa pagar. A empresa é obrigada a retirar as
peças sem custo extra.
-Se o problema persistir, oficina deve refazer o serviço de graça.
-A garantia mínima, para o Proteste, é de 30 dias. O IDEC entende que o período
é de três meses. Para o Procon-PR, o tempo depende de cada produto. Por isso
procure a PROVIDENCE AUTO CENTER......aqui o serviço é garantido.
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