segunda-feira, 9 de junho de 2014

Escolher oficina exige pesquisa de referência.

Indicação de amigos e consulta a órgãos de defesa do consumidor podem evitar problemas

Escolher uma oficina mecânica pode ser uma dor de cabeça. Para evitar problemas, reunir informações prévias é a principal dica dos serviços de defesa do direito do consumidor. As fontes dessa informação variam, mas em todos os casos exigem uma pesquisa feita com atenção..
A pesquisa na base de dados do Procon local é outra dica. Por telefone, o consumidor verifica se há reclamações contra a oficina. Sites independentes na internet, como o Reclame Aqui, também servem de fonte de informação.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) sugere, quando há tempo, visitar mais de uma mecânica, para comparar as avaliações do problema e os valores do serviço. A longo prazo, ter mais de uma empresa de confiança também é uma boa ideia.


GARANTIA DE FÁBRICA EXIGE VISITA A AUTORIZADA

A coordenadora institucional da associação de consumidores Proteste, Maria Inês Dolci, lembra que, se o veículo ainda estiver na garantia, a oficina escolhida deve estar entre as autorizadas da montadora. Mesmo que o prazo já tenha passado, encontrar indicações de empresas nos sites das fabricantes é uma sugestão para facilitar a busca.
"É importante visitar o local também, ver as instalações e conversar com os profissionais, para tentar avaliar sua qualificação", complementa.
Quem tem seguro tem a facilidade de chamar o guincho e usar um dos estabelecimentos incluídos na apólice. Nesse caso, esclarece Maria Inês, a seguradora fica responsável por possíveis problemas em decorrência do serviço prestado pela oficina conveniada.

ORÇAMENTO

-Indica o problema identificado e a solução, peças a serem trocadas e riscos se não houver conserto. Também tempo para conclusão do serviço, caso contratado.
-Deve-se questionar se o orçamento é gratuito e em quanto tempo fica pronto.
-Quando possível, deve-se comparar orçamentos e ver se problemas identificados coincidem.
-As peças devem ser novas. O uso de recondicionadas deve ser indicado e autorizado antes.

ORDEM DE SERVIÇO


-Descreve as peças trocadas e os serviços efetuados.
-Na contratação do serviço, cliente deve exigir documento com detalhes do carro, incluindo quilometragem, marca, modelo e chassis, além de valores de cada peça e da mão de obra orçados.

NOTA FISCAL


-Deve acompanhar a ordem de serviço, após a execução do conserto, para certificar as peças novas. Caso haja problemas, é o documento que vale como garantia.

PROBLEMAS POSTERIORES


-Se houver necessidade de trocas de peças e/ou de serviços que não estavam no orçamento, é preciso consultar o cliente antes.
-Sem consulta, o cliente não precisa pagar. A empresa é obrigada a retirar as peças sem custo extra.
-Se o problema persistir, oficina deve refazer o serviço de graça.
-A garantia mínima, para o Proteste, é de 30 dias. O IDEC entende que o período é de três meses. Para o Procon-PR, o tempo depende de cada produto. Por isso procure a PROVIDENCE AUTO CENTER......aqui o serviço é garantido.

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