segunda-feira, 30 de junho de 2014

Válvulas fazem o meio de campo para impulsionar veículo.



Componentes permitem admissão de mistura ar-combustível nos cilindros e descarga de gases após processo


Se o combustível é tido como o artilheiro que faz o carro andar, os meio-campistas do time são as válvulas, responsáveis por permitir que o atacante avance e parta para o gol. É trabalho delas, também, deixar que o gás da queima saia, resume Ismar.

 Como funcionam
Há dois tipos: de admissão e de descarga. As primeiras abrem-se para permitir a entrada da mistura ar-combustível no cilindro. A válvula de descarga dá vazão aos gases queimados.diz Ismar Leger, líder da PROVIDENCE AUTO CENTER.


Como funciona:


8V e 16V

Normalmente, cada cilindro tem duas válvulas – uma de cada tipo. Há modelos, porém, que têm duas de admissão e duas de descarga. Por isso, um quatro cilindros pode ser 8V ou 16V. Com quatro válvulas por cilindro, há rendimento maior, uma vez que se consegue melhor admissão de mistura e também melhor descarga de gases. No entanto, os 16V têm restrições em baixas rotações, pois possuem dutos maiores, que acabam preenchidos por ar, em vez apenas mistura – nessa condição são, inclusive, menos econômicos. Para quem roda mais na cidade, o 8V é opção melhor. Mas a recomendação cai por terra se o carro tiver sistema de comando variável de válvulas, que permite a adaptação do 16V à situação de baixas rotações.

As denominações 8V e 16V são em referência ao propulsor quatro cilindros, por ser o mais comum. Um motor de três cilindros, por exemplo, será 6V ou 12V.

Principais falhas

As válvulas são os componentes que trabalham em maior temperatura média no motor, entre 700°C e 750°C. Quando há aquecimento do propulsor, existe grande chance de a válvula deformar e deixar de vedar o cilindro. Combustível adulterado e excesso de queima de lubrificantes também podem elevar a temperatura da válvula.

Manutenção 
A troca dos lubrificantes dos componentes do motor no tempo e quilometragem indicados pelo fabricante é a principal manutenção das válvulas.

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