Componentes permitem admissão de mistura ar-combustível nos cilindros e
descarga de gases após processo
Se o combustível é tido como o artilheiro que faz o carro andar, os
meio-campistas do time são as válvulas, responsáveis por permitir que o
atacante avance e parta para o gol. É trabalho delas, também, deixar que o gás
da queima saia, resume Ismar.
Como funcionam
Há dois tipos: de admissão e de descarga. As primeiras abrem-se para permitir a
entrada da mistura ar-combustível no cilindro. A válvula de descarga dá vazão
aos gases queimados.diz Ismar Leger, líder da PROVIDENCE AUTO CENTER.
Como funciona:
8V e 16V
Normalmente, cada cilindro tem duas válvulas – uma de cada tipo. Há modelos,
porém, que têm duas de admissão e duas de descarga. Por isso, um quatro
cilindros pode ser 8V ou 16V. Com quatro
válvulas por cilindro, há rendimento maior, uma vez que se consegue melhor
admissão de mistura e também melhor descarga de gases. No entanto, os 16V têm
restrições em baixas rotações, pois possuem dutos maiores, que acabam
preenchidos por ar, em vez apenas mistura – nessa condição são, inclusive,
menos econômicos. Para quem roda mais na cidade, o 8V é opção melhor. Mas a
recomendação cai por terra se o carro tiver sistema de comando
variável de válvulas, que permite a adaptação do 16V à situação
de baixas rotações.
As denominações 8V e 16V são em referência ao propulsor quatro cilindros,
por ser o mais comum. Um motor de três cilindros, por exemplo, será 6V ou 12V.
Principais falhas
As válvulas são os componentes que trabalham em maior temperatura média no
motor, entre 700°C e 750°C. Quando há aquecimento do propulsor, existe grande
chance de a válvula deformar e deixar de vedar o cilindro. Combustível
adulterado e excesso de queima de lubrificantes também podem elevar a
temperatura da válvula.
Manutenção
A troca dos lubrificantes dos
componentes do motor no tempo e quilometragem indicados pelo fabricante é a
principal manutenção das válvulas.
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