Imprevistos
Mesmo o mais prudente dos motoristas está sujeito a surpresas desagradáveis no
caminho. Diante de imprevistos, é preciso agir com rapidez e manter a calma.
Por isso, a PROVIDENCE AUTO CENTER selecionou algumas das situações mais difíceis que acontecem com
freqüência nas ruas e damos as dicas para você se sair bem delas.
AQUAPLANAGEM
Com pista molhada, uma fina camada de água pode se formar entre os pneus e o
solo, fazendo com que o carro perca a aderência e deslize sem nenhum controle.
Esse problema acontece a partir dos 50 km/h, em geral, mas depende do volume de
água. Se for muito grande, ela pode ocorrer até em velocidades menores, a
partir dos 30 km/h. É como se você tentasse correr em uma pista de gelo.
Manter os pneus em boas condições é importante para ajudar a evitar a aquaplanagem. Pneus desgastados, com sulcos que não estejam profundos o suficiente, aumentam as chances de que isso aconteça. Mas, caso aconteça, nunca pise no freio ou vire bruscamente o volante. Tire o pé do acelerador aos poucos (sempre com o veículo engrenado) e mantenha o volante reto. Quando sentir que os pneus estão voltando a ter contato com o solo, vire bem pouco e suavemente a direção para a direita e para a esquerda até sentir que o carro recuperou totalmente a aderência.
Manter os pneus em boas condições é importante para ajudar a evitar a aquaplanagem. Pneus desgastados, com sulcos que não estejam profundos o suficiente, aumentam as chances de que isso aconteça. Mas, caso aconteça, nunca pise no freio ou vire bruscamente o volante. Tire o pé do acelerador aos poucos (sempre com o veículo engrenado) e mantenha o volante reto. Quando sentir que os pneus estão voltando a ter contato com o solo, vire bem pouco e suavemente a direção para a direita e para a esquerda até sentir que o carro recuperou totalmente a aderência.
ATOLAMENTO
Nas estradas de terra, o ideal é passar em baixa velocidade sempre com as rodas
nas partes mais altas da pista, fugindo das depressões causadas pela passagem
de outros veículos. Se a via estiver enlameada, o melhor é seguir em segunda
marcha, que garante maior tração, acelerando com suavidade para que as rodas
não patinem. Se atolar, retire um pouco do barro à frente das rodas, coloque
galhos, pedras ou folhas sob os pneus e procure sair em primeira marcha, sempre
de forma suave, para que as rodas não afundem mais. Desatolar o carro na areia
pede basicamente os mesmos procedimentos que os na lama.
A diferença é que você pode molhar a areia para que fique mais compacta e não ceda tanto com o peso do veículo. Na falta de galhos ou pedras, os próprios tapetes do carro poderão ser usados para calçar os pneus (eles também podem ser usados no caso do barro). Uma outra possibilidade é esvaziar um pouco os pneus para que tenham maior área de aderência com o solo.
A diferença é que você pode molhar a areia para que fique mais compacta e não ceda tanto com o peso do veículo. Na falta de galhos ou pedras, os próprios tapetes do carro poderão ser usados para calçar os pneus (eles também podem ser usados no caso do barro). Uma outra possibilidade é esvaziar um pouco os pneus para que tenham maior área de aderência com o solo.
BURACOS
Eles estão sempre presentes na cidade ou nas estradas. Velocidades mais altas
podem comprometer a possibilidade de um desvio providencial e fazer com que se
perca o controle do carro, ganhando uma roda amassada ou um pneu estourado. Ao
perceber que não conseguirá evitar um buraco, mantenha o volante reto e não
pise bruscamente no freio.
Isso fará com que a pancada seja transmitida ao pneu e não diretamente à suspensão. Pisar na embreagem evitará danos ao câmbio, mas aliviar a pressão no acelerador já ajuda a diminuir o prejuízo.
Isso fará com que a pancada seja transmitida ao pneu e não diretamente à suspensão. Pisar na embreagem evitará danos ao câmbio, mas aliviar a pressão no acelerador já ajuda a diminuir o prejuízo.
CHAVES PERDIDAS
Comuns - Na compra de um carro, em geral o proprietário recebe duas cópias das
chaves e a numeração secreta dos códigos para a confecção de uma terceira, caso
uma das duas se extravie. Guarde sempre sua cópia em um lugar de fácil acesso.
Possuir as duas chaves também valoriza seu carro na hora da venda. Se precisar,
prefira fazer a cópia da chave em uma concessionária autorizada pela montadora
do seu veículo. Com código - Na maioria dos casos, as chaves (original e a
cópia) vêm de fábrica com um chip embutido. Desta forma, o carro só dá a
partida se o sistema reconhecer o código de sua respectiva chave. As mais
modernas também possuem controle remoto para acionamento de alarme e travamento
das portas.
Para fazer a reprodução das chaves, procure sempre uma concessionária autorizada de seu veículo. Carro trancado com a chave dentro - Trancar o carro com as chaves dentro acontece às vezes. Para evitar essa situação, fique atento ao sair do carro e condicione-se a fechar a porta do motorista por último. Tenha as chaves reservas em local acessível, de forma que alguém possa localizá-las para você em uma emergência como essa. Uma alternativa é levar sempre uma cópia (mesmo das simples) na carteira. Como último recurso, resta chamar o chaveiro mais próximo.
Para fazer a reprodução das chaves, procure sempre uma concessionária autorizada de seu veículo. Carro trancado com a chave dentro - Trancar o carro com as chaves dentro acontece às vezes. Para evitar essa situação, fique atento ao sair do carro e condicione-se a fechar a porta do motorista por último. Tenha as chaves reservas em local acessível, de forma que alguém possa localizá-las para você em uma emergência como essa. Uma alternativa é levar sempre uma cópia (mesmo das simples) na carteira. Como último recurso, resta chamar o chaveiro mais próximo.
DERRAPAGENS
Nos carros com tração dianteira existe a tendência de o veículo perder aderência
e ir reto (sair de frente), em direção oposta à da curva – o chamado
subesterçamento. Se isso acontecer, nunca pise no freio. Tire o pé do
acelerador e gire o volante para dentro da curva até retomar a trajetória
normal. Os carros equipados com tração atrás têm propensão a sair de traseira
nas derrapagens em curvas –
- o chamado sobre-esterçamento. Isto é, a parte de trás do carro sai lateralmente, não acompanhando a trajetória da curva. Nesse caso, tire o pé do acelerador e gire o volante para o lado contrário da curva até que o carro aponte para ela novamente. Retome a aceleração de forma gradativa.
- o chamado sobre-esterçamento. Isto é, a parte de trás do carro sai lateralmente, não acompanhando a trajetória da curva. Nesse caso, tire o pé do acelerador e gire o volante para o lado contrário da curva até que o carro aponte para ela novamente. Retome a aceleração de forma gradativa.
ESTOURO DE PNEU
Os projetos de pneus modernos raramente permitem que isso aconteça. Mesmo
assim, sempre é bom examiná-los para verificar o surgimento de bolhas ou
rachaduras, que podem ser causadas por impactos em buracos ou guias. Caso ele
estoure ou esvazie com o carro em movimento, não pise no freio.
Mantenha o carro em linha reta (provavelmente ele vai “puxar” para o lado do pneu estourado) e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador. Quando tiver o controle do veículo, sinalize e cuidadosamente saia para o acostamento ou outro local seguro para fazer a troca.
Mantenha o carro em linha reta (provavelmente ele vai “puxar” para o lado do pneu estourado) e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador. Quando tiver o controle do veículo, sinalize e cuidadosamente saia para o acostamento ou outro local seguro para fazer a troca.
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