Absorver os impactos
do veículo com o solo e manter os pneus em contato com o
chão, garantindo a estabilidade do veículo e proporcionar conforto aos ocupantes.
Essas são as principais funções do sistema de suspensão dos automóveis. Como
ficam “escondidos”, os itens que o compõem acabam sendo esquecidos pelos
condutores, gerando um desgaste maior das peças e comprometendo a
dirigibilidade do carro.
Segundo Leandro Vanni, engenheiro
de serviços do centro automotivo DPaschoal, o correto é realizar
manutenção da suspensão a cada 10.000 km ou quando ouvir ruídos anormais vindo
da suspensão, falta de estabilidade e desgastes irregulares nos pneus.
Confira a seguir, oito hábitos negativos que podem diminuir a
vida útil do sistema de suspensão do automóvel e, assim, gerar prejuízos
para o motorista, segundo o especialista:
1. Não fazer
revisões periódicas nos componentes da suspensão. No decorrer da utilização do
veiculo os componentes da suspensão sofrem desgastes naturais provocados por
impacto;
2. Transpor
buracos e obstáculos (lombadas e valetas) com velocidade acima do recomendado.
Isso pode gerar danos imediatos nos componentes;
3.
Não observar ruídos na suspensão que podem indicar desgastes de componente.
Podem provocar danos em outros componentes se não diagnosticado de imediato;
4. Deixar
de substituir componentes danificados da suspensão. “Essa atitude pode provocar
danos nos demais itens, além de afetar a estabilidade e desgaste de pneus”,
afirma o engenheiro;
5. Não
detectar a falta de estabilidade do veículo, ação que pode comprometer a
segurança dos passageiros;
6. Não
observar desgaste irregular nos pneus. Segundo o engenheiro, pneus desgastados
podem fazer a carroceria do veículo “rolar” mais, aumentando o peso em um dos
lados do carro, forçando a suspensão;
7. Andar com o veiculo com excesso de
peso. Diminui a vida útil dos componentes da suspensão e força outras partes do
carro, como pneus e motor, podendo também aumentar o consumo de combustível;
8. Transitar
com o veículo em estradas com piso irregular com frequência. “Os impactos
constantes desgastam e exigem mais das suspensões. O veículo deve ser equipado
com tração 4x4 para suportar esse tipo de trajeto”, finaliza Vanni.
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