O cilindro é o espaço que forma a câmara de combustão. Dentro dele entra
a mistura ar-combustível e é também aí que o pistão corre, comprimindo a
mistura, para inflamá-la, e permitindo a expulsão dos gases, explica Ismar
Leger, Mecânico chefe da PROVIDENCE AUTO CENTER.
CILINDROS X ECONOMIA
O número de cilindros não implica necessariamente em economia. O que
conta é a capacidade volumétrica, ou seja, as cilindradas. Assim, um motor 1.0,
seja três ou quatro cilindros, a princípio consome o mesmo. Quando há
diferença, deve-se ao fato de o primeiro propulsor ser mais leve e ter outra
distribuição de pesos, para citar alguns fatores.
O que mais interfere na economia é a forma de dirigir. Nesse sentido, um
motor 1.4 tende a ser mais econômico que um 1.0, porque esse último é fraco, de
potência pequena, e precisa estar sempre em rotação elevada, o que implica em
consumo maior.
DESGASTE NATURAL
A princípio, o
cilindro sofre apenas o desgaste natural – quando a manutenção é realizada
conforme o manual. Um dos sinais de desgaste é a fumaça branco-azulada, que
indica que o motor está “queimando óleo”.
Com o uso, o cilindro vai ficando
ovalizado na parte interna, o que faz com que o óleo fique na câmara de
combustão. O mesmo motivo leva à perda de compressão e potência do propulsor.
Lubrificantes de qualidade aumentam a vida útil.
Tendo dúvidas ,
procure a PROVIDENCE AUTO CENTER,
Nenhum comentário:
Postar um comentário