De acordo com dados
do Centro de Estudos Automotivos (Cesvi), 3.426 vidas poderiam ter sido salvas
se os carros envolvidos em acidentes entre 2001 e 2007 tivessem airbags. Graças
ao equipamento, 490 brasileiros sobreviveram em acidentes entre janeiro e agosto
de 2010. E esse número vai crescer: até 2014, todos os carros produzidos no
Brasil deverão sair da fábrica com o item de segurança.
O que são airbags
Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes,
protegendo cabeça e toráx dos passageiros caso de acidentes, protegendo cabeça
e toráx dos passageiros contra impactos em partes do veículo e entre os
próprios ocupantes. É comum pensar que o equipamento é acionado quando ocorre a
batida, mas o professor de engenharia mecânica da PUC-RS João Carlos Pinheiro
Beck explica que o sistema funciona a partir da variação brusca de velocidade.
"A colisão gera uma desaceleração violenta, e é isso que aciona o
sensor", esclarece.
O sensor
identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um
curto espaço de tempo - como em uma colisão. O dispositivo é uma das três
partes principais do airbag. Além dele tem-se a bolsa, que infla, e os
elementos químicos, que reagem para fazê-la encher.
A partir
do sinal elétrico do sensor, inicia-se a reação química entre nitrato de
potássio e nitreto de sódio. Os compostos oxidam, formando nitrogênio, gás que
se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora e infla
a bolsa em menos de um segundo.
No
momento em que o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco
no interior do carro. Esse pó nada mais é do que o talco usado para evitar que
as dobras do saco de nylon grudem e dificultem a abertura em caso de acidente.
"A bolsa é cheia de furinhos, e começa a desinflar logo depois de
encher", continua o professor.
Locais possíveis
Os airbags para os ocupantes da frente ficam no volante e no
painel. Para os passageiros no banco traseiro, as bolsas podem estar no encosto
dos assentos frontais ou nas portas laterais de trás. Há ainda os instalados na
lg;
Ainda assim, machuca
Ainda que proteja contra lesões que poderiam ser fatais, o airbag
pode causar ferimentos suaves aos passageiros. Isso porque, mesmo que seja uma
bolsa inflada, não deixa de ser uma superfície contra a qual o ocupante do
veículo tem um choque forte. Queimaduras e hematomas leves são comuns quando o
equipamento de segurança é acionado.
Os
pequenos ferimentos causados pelo airbag podem acabar sendo mais graves se os
passageiros não estiverem de cinto, que também serve para diminuir a aceleração
do corpo e os efeitos do impacto. Sem o uso da
proteção, a violência da batida
é toda aplacada pela bolsa de ar. "O impacto com o airbag nunca é
confortável, e sem o cinto se torna pior", explica Beck.
Para
minimizar a chance de um machucado em função da bolsa, algumas empresas já
desenvolvem airbags que conseguem interpretar o quanto devem encher a partir do
o peso do passageiro. Outro artifício das fabricantes é fazer a tampa do
compartimento da bolsa com encaixe na parte superior, para que, no momento em
que o saco de nylon encher, a proteção seja arremessada em direção ao teto, e
não para cima do passageiro.
Cuidados
Algumas posturas de condutor e caronas também podem evitar danos
maiores em caso de acidente e acionamento do airbag.
-
Passageiros devem manter o corpo mais afastado dos locais onde estão os
compartimentos de airbag frontais;
-
Motoristas deve manter as mãos na extremidade do volante, para que o airbag
possa abrir sem dificuldades; essa postura deve ser mantida mesmo em curvas,
quando muitos condutores cruzam os braços - se o acidente for nesse momento, o
airbag pode causar lesões graves;
- Caronas
não devem colocar os pés sobre o painel; além de dificultar a abertura do
compartimento, a expansão da bolsa pode causar ferimentos no passageiro que
estiver com a pernas no caminho da inflagem do airbag;
- Não se
deve viajar com objetos que, em caso de acionamento do sistema, possam causar
ferimentos no impacto com a bolsa; o cuidado serve para coisas no colo, nas
mãos e na boca dos ocupantes do veículo;
- Não se
deve, também, colocar adesivos ou quaisquer materiais que dificultem a abertura
do compartimento do airbag;
-
Qualquer tipo de manutenção no sistema de airbags deve ser feito em uma oficina
credenciada pelo fabricante e de acordo com o detalhamento do manual do carro.
O airbag
só funciona uma vez, e após acionado precisa ser substituído - o que, muitas
vezes, implica na troca de outras peças de painel e volante, e seus respectivos
custos.
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